3 elementos para minimizar os riscos de contratação

Nove em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental. O levantamento realizado pela Page Personnel, consultoria global de recrutamento, é assombroso, mas reflete uma realidade pouco falada: A maioria dos gestores ou donos de empresa, demitem por quebra de confiança.

Sumário

Nove em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental.

O levantamento realizado pela Page Personnel, consultoria global de recrutamento, é assombroso, mas reflete uma realidade pouco falada:

A maioria dos gestores ou donos de empresa, demitem por quebra de confiança

Montar o time dos sonhos para a sua empresa é um negócio arriscado. Afinal, esse time será composto pela pluralidade dos seres humanos.

Contratações erradas levam a um aumento na rotatividade, que acaba criando um ambiente de trabalho instável e um aumento de gastos com rescisões e novas contratações.

Mas existem três elementos que podem minimizar os seus riscos na hora de contratar alguém.

Entenda que toda contratação é um investimento

Muitas vezes pode parecer que as contratações para a sua empresa são um custo a mais no processo, mas não é a realidade.

Encarar o capital usado para uma contratação como um custo, que deve ser reduzido, ao invés de um investimento, que pode ser otimizado, vai aumentar os riscos de ter uma equipe nada funcional.

Alcançar o sucesso em um empreendimento depende de vários elementos e um desses elementos, podemos dizer que o principal deles, é o time de pessoas que você contratou.

Ter uma equipe bem estruturada fará com que os processos do seu negócio aconteçam com uma interferência mínima da sua parte.

Ou seja, as pessoas que você contratou serão as responsáveis por tornar reais as metas que você criou para o seu negócio.

Portanto, todo dinheiro destinado à seleção, capacitação e ao desenvolvimento de pessoas é investimento e não custo. Lembre-se, bons investimentos gerarão bons retornos.

Contrate pessoas que tenham os mesmos valores que você

O que são esses valores? São eles que baseiam os seus princípios de vida. Como, por exemplo,

  • transparência;
  • coragem;
  • otimismo, etc.

Todo mundo adquire os próprios valores na infância, com os ensinamentos que recebe em casa e na escola, e eles vão se moldando, ou se modificando, conforme as vivências que experimenta no decorrer da vida.

Contratar pessoas que não estão alinhadas com os valores da sua empresa óe arriscado, porque seu time pode se afastar, e consequentemente afastar a própria empresa, da missão para a qual foi criada

Ou ainda, pode gerar um ambiente de trabalho cheio de conflitos, que atrapalham os resultados da empresa.

Então como resolver isso?

Conheça os seus valores e garanta que a sua empresa crescerá com base neles.

Dessa forma o risco de ruídos na hora de comunicar esses valores para o seu time, será reduzido.

O principal é que os valores da sua empresa estejam claros antes mesmo de uma vaga para contratação ser criada. Afinal, se você não souber o que procura, como saberá que encontrou?

Transplante seus valores para a empresa e a torne realmente sólida.

Analise mais o perfil comportamental do que as habilidades técnicas na hora de contratar

Todo cargo na sua empresa tem uma lista de habilidades que são fundamentais para que as funções dele sejam bem desempenhadas.

Algumas dessas habilidades são técnicas, ou seja, são aprendidas através de estudo, treino e prática.

Para atender o cliente no balcão de uma farmácia, por exemplo, é preciso que o funcionário saiba utilizar o sistema de controle de estoque da farmácia, seja “fluente em letra de médico” e consiga operar o caixa.

Porém existem outras habilidades que são muito mais importantes de serem observadas na hora da contratação.

O mesmo funcionário do exemplo acima precisa também ser comunicativo, sociável, proativo, além de conseguir resolver conflitos sem se alterar.

Essas últimas habilidades também podem ser aprendidas, mas não através de um curso técnico…

Todos nós desenvolvemos elas ao longo das nossas vidas e demandam muito mais esforço para serem modificadas.

O risco que você corre ao contratar alguém que tenha todas as habilidades técnicas, mas não tenha o perfil comportamental compatível com a vaga, é alto…

A pessoa não será capaz de exercer plenamente a função do cargo para o qual foi contratada.

E aqui podemos visualizar dois cenários:

  1. Você vai demitir esse funcionário, porque ele não atingiu as expectativas para o cargo.
  2. O funcionário vai se demitir porque não terá seu senso de realização profissional satisfeito.

Por isso é importante que você identifique quais são as habilidades comportamentais necessárias para a vaga e tenha a capacidade de identificá-las no candidato na hora da entrevista, por exemplo.

É muito mais fácil, e mais barato, você ensinar as habilidades técnicas a um profissional que atende aos requisitos do perfil comportamental, do que tentar modificar o comportamento dele por completo.

Além disso, um integrante do time que se sente realizado na função que exerce irá entregar um trabalho muito mais valioso.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Pesquisar

Posts Recentes

Categorias

Nossas Redes Sociais