O que é Kanban e como usar na empresa

Uma metodologia criada no Japão, para a gestão do estoque, pode auxiliar na organização de todos os processos e projetos do seu negócio. Neste artigo descubra o que é o Kanban e como você pode utilizá-lo na sua empresa.

Sumário

A Toyota percebeu que duas situações poderiam gerar problemas na gestão de seu estoque:

estoque muito grande, representando ativos e dinheiro estagnados;

estoque muito pequeno, com risco de parar a produção por falta de peças.

Foi assim que nasceu o Kanban. Neste artigo vamos te explicar como ele funciona e como pode ser utilizado tanto na gestão de materiais quanto na gestão de qualquer processo da sua empresa.

O que é Kanban?

É uma metodologia para a gestão de materiais ou de processos, que pode – e deve – ser completamente customizada para as necessidades da sua empresa.

Traduzindo a palavra Kanban para o português temos listas ou cartões, e é justamente nisto que a metodologia se baseia: organização das informações em cartões e estes são dispostos em listas.

Como aplicar em uma empresa?

Ficou confuso com a explicação anterior? Vamos lhe apresentar dois exemplos que irão mostrar como o Kanban pode ser utilizado na sua empresa.

  • Gestão de materiais:

Foi para essa finalidade que o método foi criado: gerenciar o estoque das fábricas da Toyota. Para o exemplo, vamos pensar no estoque de pneus.

Em um quadro eram colocados cartões, cada cartão representando um jogo de pneus do estoque. Quando um conjunto de pneus era enviado para a linha de montagem, retirava-se um cartão do quadro.

O detalhe é que por trás de cada cartão havia um código de cores, indo do verde, passando pelo amarelo até o vermelho.

Esse código era a representação visual do “nível” de pneus no estoque. Enquanto estivesse no verde, não havia a preocupação de repor pneus no estoque.

Quando estivesse no amarelo, significava que já haviam passado pela quantidade “ótima” de pneus, e era necessário ficar atento e até mesmo começar a produção de pneus. Na faixa do vermelho corria-se o risco de faltar pneus para a linha de produção.

Dessa forma, a quantidade de material no estoque pode ser facilmente acompanhada por todos, e diminui o risco de excessos ou falta de materiais.

  • Gestão de processos e tarefas:

Quando nos referimos aos processos, estamos falando de diversas tarefas que seguem um fluxo de execução.

E o Kanban pode ser extremamente útil para a organização destas tarefas.

Uma forma básica é a divisão do quadro em três colunas: A FAZER, FAZENDO, FEITO. Cada cartão recebe uma tarefa.

Todas as tarefas que precisam ser realizadas ficam na coluna A FAZER, quando alguém começar a executá-la, este cartão é movido para a coluna FAZENDO e quando a tarefa for concluída, move-se o cartão para a coluna FEITO.

Dessa forma é fácil para toda a equipe envolvida no processo saber em qual estágio se encontram cada uma das tarefas.

Ferramentas necessárias e adaptações

Você pode utilizar a parede da sala de estoque e cartões presos com fitas, para montar um quadro Kanban para cada insumo da sua empresa.

Ou ainda colocar um quadro branco para montar o fluxo do processo de produção e fixá-lo na parede do laboratório.

Também pode utilizar plataformas digitais, como o Trello, e compartilhar os quadros com a sua equipe.

O ponto principal é que todos os envolvidos devem ter acesso ao quadro, tanto para o acompanhamento quanto para atualização.

As adaptações dependem exclusivamente da sua necessidade e da sua imaginação.

É importante tomar cuidado para que o fluxo dos cartões no quadro siga o fluxo do processo e que seja intuitivo.

Lembre-se que é um método para facilitar o trabalho do time e não para ser uma função que gaste muito tempo para ser utilizada.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Pesquisar

Posts Recentes

Categorias

Nossas Redes Sociais