Como transformar oportunidades perdidas em oportunidades de venda

Perdeu uma venda? Relaxa, dá pra recuperar! Descubra neste artigo como transformar oportunidades perdidas em novas chances de vendas.

Sumário

É normal que algumas oportunidades de fechar negócio acabem sendo perdidas. Toda empresa já passou por isso.

O segredo para o sucesso está em saber transformar essas oportunidades em novas chances de vendas.

Vem comigo que vou lhe mostrar como fazer isso neste artigo.

Aproveite o aprendizado

Use essa experiência para aprender coisas novas sobre o seu processo de vendas.

Então a primeira coisa a se fazer é entender por qual motivo essa oportunidade foi perdida.

Foi falta de tempo para atender o cliente? Não tinha o produto, ou serviço, adequado para as necessidades dele? Ou o cliente desistiu da compra?

A ferramenta de debriefing vai ser muito útil para identificar quais foram as razões e a encontrar estratégias certas para evitar que a perda se repita.

Invista no pós-venda

Muitas vezes o cliente desite de fechar a compra porque não se convenceu de que o seu produto, ou serviço, realmente era o que ele precisava.

Mater o canal de comunicação aberto e oferecer informações relevantes podem ajudar o cliente a tomar uma decisão positiva.

Você pode enviar um e-mail com algumas dicas sobre o produto, mostrando a utilidade dele na resolução de determinado problema.

Ou fazer uma ligação para saber se ficou alguma dúvida pendente.

Não tenha vergonha de oferecer o seu produto, ou serviço. Ele certamente pode auxiliar outras pessoas a resolverem os seus problemas.

Promoções estratégicas podem ser úteis

Fazer uma promoção especial é uma boa oportunidade de entrar novamente em contato com aquele cliente que desistiu de fechar alguma compra.

Essa estratégia é especialmente eficaz para clientes indecisos ou que consideram o preço um fator determinante para a compra.

Importante lembrar que essa não deve ser uma estratégia recorrente.

Se você fizer a mesma promoção uma vez por mês, o cliente pode decidir apenas esperar a próxima promoção e acabar desistindo novamente da compra.

Analise o todo

Além de analisar cada caso separadamente, é importante identificar quais oportunidades foram perdidas com mais frequencia.

Se for percebido um padrão, é possível desenvolver estratégias específicas para evitar que isso aconteça novamente.

Por exemplo, se muitos clientes desistem de fechar negócio por não encontrarem o produto ou serviço que desejam, talvez seja um bom momento para reavaliar se os produtos atendem às necessidades do seu público-alvo.

Por fim, lembre-se de que transformar os erros em aprendizados é o que lhe fará crescer e se desenvolver no mercado.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!
Pesquisar

Posts Recentes

Categorias

Nossas Redes Sociais